O ENADE como instrumento de planejamento para os gestores educacionais

February 26, 2016

 

Originalmente pensado como o componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) destinado à verificação de competências dos estudantes de graduação, o ENADE transformou-se em peça chave para a definição da qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES), ganhando força e publicidade nos últimos anos, sendo utilizado como subsídio para a elaboração de rankings divulgados pela mídia.

Atualmente utilizado como componente do cálculo do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e consequentemente, influenciando o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) das IES, o ENADE tem se tornado tema frequente das rodas de conversa e reuniões dos gestores das instituições de ensino.

No entanto, o que se percebe é que na maioria das vezes as conversas tomam um rumo em direção às preocupações com o resultado dos estudantes na avaliação e não com os processos de ensino aprendizagem das IES.

Neste sentido, o foco nos resultados acaba impossibilitando aos gestores, perceber que processos contínuos e sistematizados são o melhor caminho para o sucesso dos estudantes no ENADE, que devem ser iniciados a partir de sua entrada na instituição e não apenas no ano de realização do Exame.

Desta forma, se o Exame se baseia no desenvolvimento de competências, porque não incorporar as diretrizes do mesmo nos projetos pedagógicos dos cursos de sua instituição? Por que não capacitar seus docentes para o uso de metodologias ativas de aprendizagem? Por que não investir em uma infraestrutura que favoreça a execução de atividades práticas pelos estudantes de forma acolhedora e confortável? E por último, mas não menos importante: por que não incorporar aos modelos avaliativos da IES, a problematização de situações de saúde tais quais as avaliadas nos exames nacionais?

Existem várias formas de o gestor se envolver ativamente no processo de preparação para o Enade (inclusive sem custo), algumas delas serão tratadas no encontro “ENADE e autoavaliação” - http://www.maisgente.com/#!agenda/mainPage , que realizaremos no dia  14/04/2016.

Foco nos processos e não apenas nos resultados: esta é a nossa proposição para os gestores!!

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square