O ENADE como instrumento de planejamento para os gestores educacionais


Originalmente pensado como o componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) destinado à verificação de competências dos estudantes de graduação, o ENADE transformou-se em peça chave para a definição da qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES), ganhando força e publicidade nos últimos anos, sendo utilizado como subsídio para a elaboração de rankings divulgados pela mídia.

Atualmente utilizado como componente do cálculo do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e consequentemente, influenciando o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) das IES, o ENADE tem se tornado tema frequente das rodas de conversa e reuniões dos gestores das instituições de ensino.

No entanto, o que se percebe é que na maioria das vezes as conversas tomam um rumo em direção às preocupações com o resultado dos estudantes na avaliação e não com os processos de ensino aprendizagem das IES.

Neste sentido, o foco nos resultados acaba impossibilitando aos gestores, perceber que processos contínuos e sistematizados são o melhor caminho para o sucesso dos estudantes no ENADE, que devem ser iniciados a partir de sua entrada na instituição e não apenas no ano de realização do Exame.

Desta forma, se o Exame se baseia no desenvolvimento de competências, porque não incorporar as diretrizes do mesmo nos projetos pedagógicos dos cursos de sua instituição? Por que não capacitar seus docentes para o uso de metodologias ativas de aprendizagem? Por que não investir em uma infraestrutura que favoreça a execução de atividades práticas pelos estudantes de forma acolhedora e confortável? E por último, mas não menos importante: por que não incorporar aos modelos avaliativos da IES, a problematização de situações de saúde tais quais as avaliadas nos exames nacionais?

Existem várias formas de o gestor se envolver ativamente no processo de preparação para o Enade (inclusive sem custo), algumas delas serão tratadas no encontro “ENADE e autoavaliação” - http://www.maisgente.com/#!agenda/mainPage , que realizaremos no dia 14/04/2016.

Foco nos processos e não apenas nos resultados: esta é a nossa proposição para os gestores!!


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square