O ENADE e as oportunidades de reflexão sobre a ação docente

February 22, 2016

 

Em texto já publicado aqui no blog (http://www.maisgente.com/#!Enade-2016-a-vez-dos-estudantes-da-área-da-saúde/plrva/56c8f6820cf2de8a479288db) , mencionamos que o objetivo do ENADE é em suma, avaliar o desempenho dos estudantes em relação às competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, que descrevem o perfil esperado para o egresso de cada área de formação.

Ou seja, o Enade é uma avaliação centrada na trajetória acadêmica dos estudantes durante os cursos de graduação. Trajetória esta, fortemente marcada por sua atuação enquanto professor!

De certo modo, quando os exames nacionais estabelecem padrões de avaliação que favorecem determinados tipos de competência, estão indiretamente, constituindo referências para a produção de perfis “ideais” ou “adequados” de atuação docente.

Neste sentido, o que percebemos em exames como o ENEM e o ENADE, é uma transição de padrões avaliativos baseados na racionalidade técnica para a racionalidade prática, ou seja, para uma forma de pensar a avaliação que privilegia a capacidade do estudante de pensar criticamente, de tomar decisões e de aplicar em situações práticas a teoria que recebe.

E se o estudante deve ser capaz de fazer isto, o professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, também deve!

Para tal, é fundamental que o professor seja um sujeito autônomo, capaz de refletir sobre sua prática para modificá-la e de organizar sua ação pedagógica de forma a favorecer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes por seus alunos.

Isto quer dizer, que embora tenha surgido originalmente com a intenção de avaliar o desenvolvimento de competências pelos estudantes, o ENADE também serve como instrumento de avaliação de sua prática docente. Portanto, prepare-se professor!

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square