Enade 2016: a vez dos estudantes da área da saúde!

February 20, 2016

 

O ano de 2016 vem com tudo e com ele, a expectativa de realização de mais um Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).  Neste ano, serão avaliados os cursos pertencentes ao “ANO I” ou “Ciclo Verde”, ou seja, os bacharelados nas áreas de saúde, agrárias e afins e os Cursos Superiores de Tecnologia dos eixos tecnológicos: ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Isso quer dizer, que se você é estudante de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, entre outros cursos das áreas citadas, e tem previsão de formatura até Julho de 2017, provavelmente terá suas competências e habilidades avaliadas pelo Exame, geralmente realizado no mês de Novembro.

O ENADE é uma avaliação aplicada anualmente a estudantes de cursos de graduação, de forma que cada área do conhecimento seja avaliada de três em três anos. O objetivo da prova é aferir o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seu curso de graduação, bem como as habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a partir de seu resultado, são calculados importantes indicadores da qualidade do ensino superior brasileiro.

É esperado que no início do mês de Março, os órgãos responsáveis pelo ENADE divulguem as regras para a avaliação de 2016, mas já posso adiantar que vem novidade por aí!

Em dezembro de 2015, o Ministro da Educação e o Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), anunciaram as propostas de transformar a nota atribuída aos estudantes em níveis de proficiência, de inserir o resultado no histórico do estudante para que ele seja usado como critério de seleção para a pós graduação e até mesmo a intenção de criação de um ENADE Digital!!!

Enquanto aguardamos mais detalhes sobre o Exame é importante que façamos de 2016 um ano de preparação, e para isso é preciso perguntar: qual resultado você quer alcançar?

Lembre-se: este resultado é fruto de um processo longo, que teve início com sua entrada na graduação e que foi influenciado pelas condições garantidas pela instituição em que estudou, pelo trabalho de seus professores e sobretudo, pelo seu investimento pessoal!

Então vamos lá: foco nos estudos, serenidade durante a preparação e atenção às notícias sobre o Enade ao longo do ano. Independente das novidades em 2016, esta receita tem tudo para dar certo!

Ao longo do ano traremos mais informações.

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square