Dançando conforme a música!


No trabalho, a expressão "dançando conforme a música" permite diferentes análises. Muitas vezes é utilizada, de forma pejorativa, para expressar a capacidade de nos adaptarmos à uma dada situação, onde o ritmo de um dos sujeitos envolvidos (geralmente o gestor) se sobrepõe ao ritmo do restante da equipe, definindo a forma de se executar as atividades. Ao adotar o ritmo proposto, a equipe acredita evitar (temporariamente) descompassos que se retratariam na forma de conflitos.

No entanto, em um hospital público de Belo Horizonte, esta expressão ganhou um significado diferente: dançar conforme a música passou a ser utilizada para expressar a capacidade dos trabalhadores de dançarem tango. Este foi o ritmo escolhido, pela acadêmica de enfermagem Rafaella Augusta Rodrigues Palhano (que também é professora de dança), para trabalhar habilidades como confiança, respeito, parceria, comunicação não verbal e muitas outras envolvidas no trabalho em equipe. A ideia não é nova e a oficina de tango deu continuidade à um projeto anterior que já trabalhou outros ritmos. O objetivo, além do desenvolvimento da equipe é promover a sensibilidade dos sujeitos através da música, além de se colocar como um momento de relaxamento e descontração.

O uso do lúdico, em suas diferentes formas, permite "despertar nas pessoas a consciência crítica necessária para interiorização, reconstrução e enfrentamento de problemas, crenças e vivências á partir de situações prazerosas, onde a descontração permite a libertação de amarras sociais".

Utilizar o lúdico como ferramenta para construção de conhecimentos, habilidades e atitudes será tema de dois dos cursos promovidos pelo Mais Gente: "Superando os desafios na construção de competências em saúde" e " Intrumentos de Promoção à saúde"

Agora, quando você escutar a expressão "dançando conforme a música", anime-se e comece a dançar e faça desta uma boa prática!!!


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square