A comunicação e a evolução humana Míriam Cândida Silva e Dias

November 26, 2015

 O homem é um ser social e como tal interage. Neste sentido, a comunicação se coloca como uma habilidade fundamental e o diferencia dos demais animais. Míriam, neste texto, nos convida à pensar sobre como anda nossa postura frente ao outro, temos estado disponíveis para um encontro verdadeiro? Num cenário de tanta intolerância, temos assistido com frequência conflitos nas relações por  buscamos, de forma impositiva, muito mais a concordância do que a compreensão de nossos pares. Assim, vamos nos isolando e perdendo a capacidade evolutiva de nos diferenciarmos dos demais animais. Na saúde, devemos nos recordar sempre, que é através da interação, e portanto do desenvolvimento da habilidade de nos comunicar, que conseguiremos levantar com qualidade as demandas dos usuários. Como anda a sua comunicação?

 

"Partilhar, compartilhar, participar algo, tornar comum...

Advinda do latim “communicare”, a comunicação, além da poética e suave beleza do seu significado, revela-se essencial para o processo evolutivo humano.

Tamanha a importância da sua presença entre nós que, na mitologia grega, a deusa da anunciação, Íris, tinha por missão conduzir as mensagens dos Deuses para a terra. Ela era associada à velocidade, sendo finalmente transformada em arco-íris por Juno, como símbolo da união entre o Céu e a Terra, a divindade e a humanidade.

Desde tempos imemoriais, utilizamos este instrumento para nos descobrirmos, estabelecermos vínculos e relações.

As formas de comunicação são diversas: palavras faladas, escritas, gestos, LIBRAS, desenhos, imagens, músicas, expressões faciais e corporais, dentre outras.

Existe ainda a primeira comunicação, a mais interna, o pensamento. Neste momento, tem-se a oportunidade de aprimorar e elaborar claramente o conteúdo que será transmitido, ou deveria ser, capaz de propagar o teor real da mensagem, da emoção.

Essa ferramenta é vital no contexto do trabalho, iniciando-se já pela formação e atingindo a interação entre profissionais.

No campo da saúde, assim como no processo evolutivo da humanidade, a comunicação se tornou um pilar fundamental. Ao mesmo tempo, constitui um momento de interação bastante complexo e amplo, pois envolve várias dimensões e competências: o serviço; os profissionais que o compõem com suas experiências pessoais e das suas condições de labor; o sujeito ou usuário daquele serviço, com suas histórias e realidades que serão contadas ou omitidas.

Os profissionais de saúde em sua formação são estimulados a serem acessíveis e a manterem a confidencialidade das informações a eles repassadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

Será que são levados a escutar com maior sensibilidade? Como compreendem a linguagem não verbal? Como utilizam a linguagem não verbal?

Será que nós, profissionais da saúde, estamos atentos aos nossos suspiros provocados por tensões, aos nossos burburinhos de hesitação, entonação, nossos rostos ou expressões, a todas as nossas linguagens não verbais?

Como é nossa postura diante do indivíduo para que possamos efetivamente ajudá-lo, escutá-lo, orientá-lo e quando necessitar de dividir suas dúvidas?

Independentemente do motivo que o levou até nós, é necessário estar presente de corpo e alma com ele e não nos esquecer de cuidar das palavras que escolhemos; do nosso silêncio, para um momento de reflexão ou respiração; do toque, seja de um singelo aperto de mão até do auxílio à maca; compreender o lugar daquele sujeito, doente ou sadio, mas que traz uma história individual.

Temos grande responsabilidade, pois lidamos com as interações intersubjetivas, assim é imprescindível estar atento a alguns destes aspectos e sempre cuidar para ampliar o nosso cuidado conosco e com o outro.

Vale lembrar que cuidar é educar e a educação se faz por meio do exemplo."

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square