O que andamos realizando...

Desde sua criação, em 2015, o Mais Gente têm promovido uma série de atividades, para diferentes públicos alvo, com temáticas na área da saúde e da educação. Veja quem já é mais gente!

Stress e qualidade de vida

A promoção de saúde mental, através da identificação de agentes estressores e de construção de estratégias de enfrentamento visando o bem estar foi o foco deste encontro promovido pelo Mais Gente, em parceria com o Emaús.

Suporte básico de vida para leigos

A maioria das situações de urgência que evoluem para uma PCR (Parada cardiorespiratória)  acontecem em ambiente extra hospitalar. Saber agir e reagir com pertinência, com  atendimento precoce aumenta a sobrevida e diminui as sequelas das vítimas. Desenvolver esta competência em leigos é portanto, fundamental!

Um natal para não se esquecer!

A comemoração do Natal das crianças, promovido pelo Emaus, foi o ápice do projeto de estimulação cognitiva dos religiosos idosos. Através deste projeto, uma fábula escrita por um deles foi encenada por estudantes do curso de enfermagem, com o objetivo de resgatar funções de criatividade e memória, além de promover a socialização do mesmo com a comunidade.

II Simpósio Mais Gente - O cuidar de si e do outro: uma experiência ética, estética e humanizadora!

O cuidar de si e do outro envolve múltiplas dimensões, as quais determinam a qualidade do cuidado final que se oferta.  Uma das formas de se avaliar a qualidade deste cuidado é conhecer a experiência vivenciada pelos sujeitos envolvidos. A proposta deste 4º simpósio organizado pelo Mais Gente, foi discutir eixos que qualificam a experiência do cuidador: o autocuidado; a gestão de sua formação /carreira e a capacidade de se relacionar com os outros de forma assertiva.

Bienal do livro

Projeto de extensão Mais Gente e Curso de Enfermagem na Bienal do Livro, promovida pelo Colégio Santo Agostinho Vale dos Cristais.
​Atendimento a alunos e seus pais para práticas educativas lúdicas em saúde, baseado em vivências sensoriais.

Tenda da leitura

Projeto de extensão Mais Gente e Curso de Enfermagem na Tenda da Leitura promovida pelo museu de de Ciências Naturais da PUC Minas.
​Atendimento a crianças/ adolescentes e seus pais para práticas educativas em saúde sobre hábitos de vida saudáveis, bullying, auto cuidado e stress.

Café com o professor

A relação da equipe multidisciplinar de saúde com o paciente terminal e familiares, à beira do leito foi a temática discutida neste encontro promovido pela UNA. A equipe do Mais Gente abordou as dificuldades e as potencialidades nos cuidados paliativos. O evento contou ainda com a participação dos Doutores Palhaços de Belo Horizonte.

Palestra: INOVAÇÃO EM SAÚDE: UM COMPROMISSO ÉTICO 

A inovação em saúde está incorporada nas máquinas ou instrumentos utilizados no processo produtivo, mas também está relacionada à forma de organização do trabalho, a tecnologias de relações, entre outras dimensões. Refletir como cada um de nós tem a missão ética de  contribuir na (re) organização da macro e da micro política foi o objetivo deste encontro.

Eu e o outro: a potência desta relação na promoção do cuidado autêntico 

A existência do cuidado autêntico pode ser limitada por inúmeros fatores, mas apenas um a torna viável: a vontade de potência. “Se, em física, potência é a capacidade de realizar trabalho; na filosofia, Vontade de Potência é a capacidade que a Vontade tem de efetivar-se”. 
Para discutir sobre estes temas e comemorar o 2º aniversário do Mais Gente, contamos com a presença de:

-  César Carneiro : Identidades e Alteridades 
- Jaqueline Marques Lara Barata: O cuidado autêntico
- Míriam Cândida Silva: A centralidade do ser

Palestra: Qualidade de vida no trabalho

Atualmente, 9 entre cada 10 brasileiros que estão no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade e mais da metade sofrem com níveis de depressão.
Estes indivíduos produzem menos, se afastam com frequência do serviço e comprometem suas relações sociais e as demais dimensões de sua vida.
Discutir sobre estratégias para promover a qualidade de vida no trabalho foi o ponto central deste encontro.

Comunicação como ferramenta de gestão

O Museu de Arte da Pampulha foi o cenário do Encontro para Gestores de Saúde GERSA - Norte, onde o Mais Gente propôs a discussão sobre a comunicação como forma de interação social, terapêutica e gerencial e como potencializadora do trabalho em equipe e pactuação de objetivos.

I Simpósio Mais Gente

Este simpósio, voltado para docentes, profissionais e estudantes da área de saúde, buscou discutir a formação necessária para atuar em três linhas de cuidado: materno infantil, urgência e emergência e idoso.

Trabalho em equipe

O trabalho em saúde é coletivo e o desenvolvimento do mesmo depende da interação dos profissionais e do compartilhamento de objetivos comuns. A proposta deste minicurso é promover o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe.

Segurança do Paciente

Uma assistência de qualidade é necessariamente uma assistência segura. A proposta deste minicurso é discutir estratégias para instituições de saúde, tendo por premissa o PNS (Programa Nacional de Segurança) do paciente. 

Instrumentos de Promoção à saúde 

Conceituando Promoção á saúde/ a necessidade de articulação em rede e de construção de autonomia. O uso da educação em saúde, de grupos operativos e do lúdico como instrumentos de promoção á saúde.

Assistência em situações de vulnerabilidade

A assistência em situações de vulnerabilidade: atendimento na urgência: PCR ; atendimento ao indivíduo acometido pelo Acidente vascular cerebral/encefálico. O preparo da equipe, a família e o cuidador.

Segurança do paciente 

Profissionais e estudantes preocupados com a segurança dos pacientes participaram do nosso grupo de estudos, onde mediados por Márcia Cristina Abreu, Clayton Lima e Breno Santos, discutiram sobre as diretrizes para prevenção de lesões por pressão, adesão dos profissionais à higienização das mãos e comunicação em saúde.

O trabalho em saúde: resgatando o desejo 

- Características do trabalho em saúde

- O trabalho enquanto projeto de vida

- Estratégias de qualificação 

Comunicação em saúde

- A comunicação como instrumento de socialização e de interação profissional de saúde/ paciente; sua função terapêutica e o uso da mesma em condições críticas ;

(comunicação de más notícias, o paciente nervoso, o paciente bem informado, comunicação em situações de emergência, explicando condições clínicas inexplicáveis, saber lidar com reclamações e erros).

Superando os desafios na construção de competências em saúde

- instrumentalizar os participantes para a construção de uma política de educação permanente e de educação continuada em instituições de ensino e de saúde;

- instrumentalizar docentes para a construção de competências em saúde.

Educação permanente

- A responsabilidade sobre a própria aprendizagem e sobre a da equipe

- Diferenciando educação continuada, permanente e em saúde

- Os pilares da educação

- Aspectos metodológicos

Tomada de decisão e gestão em saúde

- O uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade da força de trabalho,

  de recursos, de procedimentos e de práticas

- A prática baseada em evidências

- O papel do gestor

Trabalho em equipe e liderança

- O processo de trabalho em saúde

- A liderança como potencializadora do processo de trabalho

- As relações de poder

 

Comunicação

- O homem como ser social

- A comunicação como instrumento de socialização

- Tipos de comunicação

- A comunicação terapêutica

- As tecnologias de comunicação e informação

Humanização

- A humanização enquanto modo de ser

- A humanização enquanto política: os cadernos da PNH

- Usuário, gestor e trabalhador: como convergir objetivos?

Compreendendo as competências necessárias à prática do profissional de saúde

- O conceito ampliado de saúde

- O conceito de competência

- Competências cognitivas, atitudinais e procedimentais

- A atenção em saúde